O Que é Periodontia?

A definição de Periodontia nos é dada pela Associação Americana de Periodontia (AAP):

"Periodontia é uma das oito especialidades odontológicas reconhecidas pela Associação Americana de Odontologia - ADA. É um ramo inteiro da Odontologia dedicado ao estudo dos tecidos moles e do osso que suportam os dentes, pesquisando novas técnicas para o tratamento das doenças periodontais e repondo os dentes perdidos pela doença periodontal por implantes dentários."

Quem é o Periodontista?

Periodontistas são dentistas que são especialistas na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam as gengivas e as estruturas de suporte dos dentes.

Porque você precisa de um exame periodontal?

A doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção e o osso de suporte, que mantêm seus dentes na boca.
Um exame periodontal é um meio fácil de seu dentista determinar o estado de sua saúde periodontal. No exame, uma pequena sonda é gentilmente inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal (veja a figura).

Diagnóstico precoce e tratamento da doença periodontal podem ajudá-lo a manter seus dentes por toda a vida.
 
 

Quais os sintomas da doença periodontal?

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana. Veja:

 

 

Placa Bacteriana


A placa bacteriana é uma massa incolor/amarelada, pegajosa, com bactérias, que se deposita diariamente sobre as superfícies dos dentes e ao redor da linha das gengivas.
As bactérias da placa bacteriana produzem ácidos através da decomposição do açúcar e dos resíduos alimentares que permanecem na boca. Estes ácidos corroem os dentes e provocam cáries.
Para remover a placa é necessário escovar os dentes, principalmente após as refeições, e usar o fio dental.
 
 

 

Gengivite


 

Se a placa bacteriana não for removida, ela aumentará e penetrará entre os dentes e a gengiva, causando inflamação, inchaço e sangramento da mesma.
 
 
 
 

 

Doença Periodontal

 

Com a inflamação da gengiva, a placa se aprofunda e calcifica, formando o tártaro.
 
 
 
 

 

 

 

A placa e o tártaro levam ao deslocamento da gengiva através do ataque das bactérias às pequenas fibras que prendem o dente à gengiva.
 
 
 

 

No estágio seguinte, com o deslocamento progressivo da gengiva, o osso ao redor do dente é atingido e destruído, causando a perda do dente.
 
 

 

 

Como evitar a doença periodontal?

 
 
 
 
 
 
 

Volta para a página principal